6 dias de escalada no Kilimanjaro - Rota Shira
Dia 1: Portão Shira – Acampamento Shira 2
Altitude (metros): 3.600 m a 3.840 m – Distância: 10 km – Tempo de caminhada: 4 a 5 horas. Dirija até o Portão Shira para o início da sua escalada do Kilimanjaro. Após se registrar com as autoridades do parque, caminhe pela floresta tropical por uma trilha sinuosa que sobe uma serra até o Acampamento Shira 2. Em altitudes mais baixas, a trilha pode ser lamacenta e escorregadia; polainas e bastões de caminhada são uma boa ideia.
Dia 2: Acampamento Shira 2 – Torre de Lava – Acampamento Barranco
- Elevação (metros): 3840m a 4630m a 3950m
- Distância: 10 km
- Tempo de caminhada: 6-8 horas
Após o café da manhã, caminhe para leste pelo planalto de Shira por duas horas antes de chegar ao cruzamento para a rota Machame. À medida que continuamos, nossa direção muda para sudeste, em direção à Torre de Lava. Logo após a torre, chegamos ao segundo cruzamento, que nos leva até a Geleira Arrow; agora descemos para o Refúgio Barranco. Embora você termine o dia praticamente na mesma altitude do início, este dia é muito importante para a aclimatação.
Dia 3: Acampamento Barranco – Vale Karanga
- Elevação (metros): 3950m a 4023m
- Distância: 5 km
- Tempo de caminhada: 4-5 horas
Após o café da manhã, deixamos o acampamento de Barranco e continuamos por uma crista íngreme, passando pela grande Muralha de Barranco. Escalamos esse obstáculo imponente, que se mostra mais fácil do que parece. Agora você pode apreciar a beleza do Kilimanjaro. Descemos até o vale de Karanga, onde acamparemos para passar a noite.
Opcional: Dia Extra
Você pode adicionar um dia extra à sua caminhada hospedando-se no Acampamento Barranco por duas noites. Em seguida, você caminhará até o Acampamento do Vale Karanga no 4º dia, o Acampamento Barafu no 5º dia, chegará ao cume no 6º dia e terminará a descida no 7º dia. Adicionar este dia facilitará seu esforço e aumentará sua aclimatação.
Dia 4: Acampamento do Vale Karanga – Acampamento Barafu
- Elevação (metros): 4023m a 4645m
- Distância: 4 km
- Tempo de caminhada: 4-5 horas
Continuamos nossa subida até o acampamento Barafu, caminhando para o leste sobre os cumes e vales intermediários até chegar à rota Mweka, que será sua rota de descida. Aqui, montamos acampamento, descansamos e desfrutamos de um jantar cedo antes de irmos dormir cedo, em preparação para o dia da subida ao cume.
Dia 5: Acampamento Barafu – Pico Uhuru – Acampamento Mweka
- Elevação (metros): 4645m a 5895m a 3090m
- Distância e tempo de caminhada: Cabana Barafu – Pico Uhuru (5 km, 7 a 8 horas) Descida até Cabana Mweka (12 km, 6 a 8 horas)
Logo após a meia-noite, comece a subida através de cascalho denso em direção a Stella Point, na borda da cratera. Esta é a parte mais desafiadora mental e fisicamente da trilha. Em Stella Point (4.200 m), você fará uma breve parada para um breve descanso e será recompensado com o nascer do sol mais magnífico que você provavelmente já viu. Daqui, mais 50 minutos de caminhada levam ao Pico Uhuru, o cume do Monte Kilimanjaro.
Após um curto período no cume, comece a descida até o acampamento Barafu para um descanso e um brunch antes de continuar a descida até o acampamento Mweka para seu último jantar na montanha e um merecido descanso.
Dia 6: Acampamento Mweka – Portão Mweka
- Elevação (metros): 3090m a 1640m
- Distância: 10 km – Tempo de caminhada: 4-5 horas
Após o café da manhã, continue a descida até o Portão do Parque Mweka. Cada caminhante receberá um merecido certificado de conquista pela escalada bem-sucedida do Monte Kilimanjaro. Do portão, continue por mais uma hora até a Vila Mweka. Um veículo o encontrará na Vila Mweka para levá-lo de volta ao seu hotel em Moshi. É hora de comemorar!
Os preços incluem:
Traslados do aeroporto (de/para o Aeroporto Internacional do Kilimanjaro)
Todas as taxas de parques e permissões para a montanha
Guias de montanha profissionais, carregadores e cozinheiro
Barracas e equipamentos de acampamento (exceto sacos de dormir, a menos que indicado)
Todas as refeições e água potável na montanha
Acomodação antes e depois da escalada (em Moshi ou Arusha)
Taxas de resgate (em casos de emergência)
Salários justos para a equipe (conforme os padrões KPAP)
Não incluído:
Voos internacionais
Taxas de visto para a Tanzânia
Gorjetas para guias, carregadores e cozinheiro (esperadas, mas não incluídas)
Equipamento pessoal de trekking (saco de dormir, roupas, botas)
Seguro de viagem (obrigatório para a maioria dos operadores)
Lanches, bebidas energéticas e bebidas engarrafadas
Noites extras de hotel (antes ou depois da trilha, se necessário)
Banheiro portátil (opcional em algumas rotas por custo adicional)