7 dias de subida ao Kilimanjaro - Rota Lemosho
Dia 1 Stella Maris Lodge – Londonorossi Gate (2250m) – Big Tree Camp (2780m)
Para cima e para longe. Duas horas e meia de carro até o Portão Londorossi, onde você será registrado pelas autoridades do parque nacional. Em seguida, você dirigirá mais 15 km em meio à densa floresta tropical até o ponto de partida. Uma trilha moderadamente íngreme leva ao Big Tree Camp (2.780 m). Observe macacos e pássaros interessantes ao longo do caminho. As barracas já estarão montadas, e chá quente e água para lavar estarão à sua espera.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 2 Acampamento Big Tree (2780m) – Acampamento Shira 2 (3900m)
A longa caminhada de hoje começa em uma pequena trilha que continua por entre as árvores e sobe gradualmente até chegar ao planalto de Shira. Aprecie a vista da montanha e das planícies abaixo. A trilha continua cruzando a Serra de Shira (aproximadamente 3.600 m) e você fará uma parada para almoço no Acampamento 1 de Shira após mais algumas horas. Na última seção (aproximadamente 3 horas), você subirá mais 250 metros de altitude e passará pelas surreais plantas Senecia, que crescem até 8 m de altura. Ao chegar ao acampamento após um longo dia, você relaxará com café e chá e se nutrirá com uma refeição de três pratos esta noite. Ao pôr do sol, você poderá ver o cume brilhando sob o sol da tarde.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 3: Acampamento Shira 2 (3900m) – Torre de Lava (4640m) – Acampamento Barranco (3960m)
Você ganhará 700 m de altitude, mas descerá para dormir em Barranco – 60 m mais alto que o acampamento da noite anterior. Isso ajudará na aclimatação, pois você subirá até 4.600 m antes de descer novamente. O dia começa com uma longa subida em direção ao Refúgio da Torre de Lava (4.640 m) e você notará como a paisagem se transforma em um deserto alpino rochoso. Mais tarde, a trilha desce novamente para o Vale do Barranco, com suas gigantescas Senecias e Lobelias. Após seis a sete horas, você chegará ao acampamento mais bonito da montanha – o Acampamento Barranco.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 4: Acampamento Barranco (3960m) – Acampamento Karanga (4035m)
O dia começará com a intimidante Muralha do Barranco. Logo você perceberá que ela parece pior do que realmente é, mas há trechos complicados onde você precisará se segurar firme. Admire a vista do topo.
O restante da rota segue ao longo da serra em direção ao vale do Karanga e depois para o vale. Você chega ao acampamento Karanga após o almoço e terá vistas fantásticas da geleira ao sul do Kibo, bem como do cume do Kibo.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 5: Acampamento Karanga (4035m) – Acampamento Barafu (4640m)
Algumas horas de caminhada por paisagens desoladas e rochosas, como a lua, nos aguardam. Será um dia relativamente fácil, com subidas constantes. O objetivo de hoje é o acampamento Barafu, em uma crista estreita com vista para o pico Mawenzi. Você caminhará por uma trilha que atravessa o deserto afro-alpino até chegar ao seu destino de hoje: o acampamento Barafu, a 4.640 m. Aproveite o resto do dia para relaxar e preparar sua mochila para a tentativa de chegar ao cume esta noite. O jantar será servido cedo; beba e coma o suficiente, se puder, e tente dormir. Você será acordado por volta da meia-noite para começar sua caminhada até o cume.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 6: Acampamento Barafu (4640m) – Pico Uhuru (5895m) – Acampamento Mweka (3080m)
Está escuro e frio quando você parte logo após a meia-noite. Você escalará a poeira vulcânica congelada com uma lanterna frontal em direção ao Stella Point, na borda da cratera – cerca de seis horas. O sol já deve estar nascendo quando você chegar aqui. Mais uma ou duas horas e você estará no ponto mais alto da cratera: o pico Uhuru. No topo do mundo! Faça uma pequena pausa para fotos e abraços comemorativos antes de encarar a descida íngreme e empoeirada. A essa altura, as cinzas vulcânicas já terão derretido… Você fará uma breve pausa para o chá em Barafu e depois continuará descendo por cerca de três horas até o acampamento Mweka (3080 m). Esta será sua parada para pernoite. Reabasteça-se bebendo bastante líquido e coma uma boa porção na hora do jantar.
Café da manhã, almoço, jantar.
Dia 7: Acampamento Mweka (3080m) – Portão Mweka (1630m) – Arusha
Uma tradicional cerimônia de despedida dos carregadores dá início ao dia. Após cerca de três horas, descendo confortavelmente pela vegetação da floresta, você chegará ao portão Mweka, onde o motorista estará esperando. De volta ao Stella Maris Lodge, você poderá tomar um banho quente, tomar uma bebida gelada, conversar e receber seu certificado de conclusão. Parabéns!
Café da manhã.
Os preços incluem:
Traslados do aeroporto (de/para o Aeroporto Internacional do Kilimanjaro)
Todas as taxas de parques e permissões para a montanha
Guias de montanha profissionais, carregadores e cozinheiro
Barracas e equipamentos de acampamento (exceto sacos de dormir, a menos que indicado)
Todas as refeições e água potável na montanha
Acomodação antes e depois da escalada (em Moshi ou Arusha)
Taxas de resgate (em casos de emergência)
Salários justos para a equipe (conforme os padrões KPAP)
Não incluído:
Voos internacionais
Taxas de visto para a Tanzânia
Gorjetas para guias, carregadores e cozinheiro (esperadas, mas não incluídas)
Equipamento pessoal de trekking (saco de dormir, roupas, botas)
Seguro de viagem (obrigatório para a maioria dos operadores)
Lanches, bebidas energéticas e bebidas engarrafadas
Noites extras de hotel (antes ou depois da trilha, se necessário)
Banheiro portátil (opcional em algumas rotas por custo adicional)