Skip to content

9 dias de escalada no Kilimanjaro - Rota do Circuito Norte

Dia 0: CHEGADA EM MOSHI, TANZÂNIA

Chegue ao Aeroporto do Kilimanjaro. Lá, você será recebido por uma simpática equipe da Safari Heroes e transferido para o Hotel Kindoroko para pernoite.

Moshi
Mti Mkumbwa camp

Dia 1: Londonorossi Gate (2.100 m) – Big Tree Camp (2.820)

Sua aventura no Kilimanjaro começa com um passeio de carro do Hotel Kindoroko até o Portão do Parque Londorossi, onde você fará o check-in. Em seguida, você seguirá pela trilha na floresta tropical por cerca de 45 minutos até chegar às Clareiras de Lemosho e ao início da trilha. Você caminhará por 3 a 4 horas pela deslumbrante trilha na floresta tropical – de olho nos macacos e dormindo no acampamento Mti Mkubwa (Árvore Grande) durante sua primeira noite no Kilimanjaro.

Dia 2: Acampamento Big Tree (2.820 m) – Acampamento Shira 1 (3.610 m)

Do acampamento Big Tree, você seguirá a trilha pela floresta tropical até que ela se incline ligeiramente, levando você à área de charneca, onde avistará Kibo pela primeira vez. Você cruzará a Serra de Shira, onde a trilha se torna mais plana, chegando ao Acampamento Shira 1, localizado próximo a um riacho de montanha no Planalto de Shira.

Shira 1 Camp
6-days-kilimanjaro-climb-shira-route1

Dia 3: Acampamento Shira 1 (3.610 m) – Acampamento Shira 2 (3.850 m)

O terceiro dia da Rota Lemosho consiste em uma caminhada suave pelo planalto de Shira, que leva ao Acampamento Shira 2, localizado em prados pantanosos, próximo a outro riacho de montanha. À tarde, há uma variedade de caminhadas adicionais disponíveis no planalto, tornando este um bom dia para aclimatação. Se estiver cansado, aproveite a tarde para descansar no acampamento.

Dia 4: Acampamento Shira 2 (3.850 m) – Acampamento Moir (4.200 m)

O quarto dia é uma longa caminhada rumo ao leste, passando pelo “Jardim dos Senecios” e entrando na zona desértica alpina. A manhã é dedicada à subida até a Torre de Lava e à icônica formação rochosa Dente de Tubarão, a 4.600 metros de altitude, onde você almoçará. Após o almoço, você seguirá para o circuito norte, descendo até o Acampamento Moir, a 4.200 metros de altitude. Este é um dia importante na sua caminhada, pois você vivenciará a altitude elevada e dormirá em um nível baixo, o que é bom para o processo de aclimatação.

9-days-kilimanjaro-climb-lemosho-route-bannar
Kilimanjaro-Heroes-25-32

Dia 5: Acampamento Moir (4.200 m) – Acampamento Buffalo (4.020 m)

O quinto dia envolve uma subida moderadamente íngreme saindo do Vale Moir. Os trekkers podem fazer um pequeno desvio aqui para escalar o cume de Little Lent Hill a 4.375 metros antes de retornar à trilha do Circuito Norte. A partir daqui, a rota segue uma série de subidas e descidas, contornando as encostas norte de Kibo até Buffalo Camp (4.020 metros). A caminhada oferece vistas deslumbrantes das planícies que se estendem ao norte do Kilimanjaro até a fronteira entre o Quênia e a Tanzânia. Você chegará ao Buffalo Camp logo após o meio-dia, onde almoçará e terá tempo para descansar após um longo dia de caminhada.

Dia 6: Acampamento Buffalo (4.020 m) – Terceiro Acampamento Rongai (3.800 m)

O sexto dia começa com uma subida pela serra de Buffalo e descida até o Acampamento Porfu, onde geralmente é servido o almoço. A rota continua para o leste, contornando as encostas ao norte, até a Terceira Caverna de Rongai, a 3.800 metros. A caminhada é mais curta do que no dia anterior e, a essa altura, você já deve estar se sentindo bem aclimatado à altitude. Você chegará à Terceira Caverna por volta do meio da tarde.

6-days-kilimanjaro-climb-rongai-route-banner
Socks Dry Out At School Hut Sign, 15,500 feet

Dia 7: Terceiro acampamento de Rongai (3.800 m) – Cabana escolar (4.800 m)

O sétimo dia envolve uma subida constante sobre o Saddle, que fica entre os picos de Kibo e Mawenzi. Os trekkers então continuam caminhando para sudoeste até o School Hut (4.800 metros). Ao chegar ao School Hut, você será servido com um jantar cedo e, em seguida, deverá dormir um pouco, pois será acordado antes da meia-noite para começar sua tentativa de chegar ao cume. Lembre-se de preparar todo o seu equipamento, incluindo roupas quentes, garrafas térmicas de água, lanches, lanterna de cabeça e câmera antes de ir para a cama.

Dia 8: Cabana da Escola (4.800 m) – Pico Uhuru (5.895 m) – Acampamento Millenium (3.950 m)

Você será acordado por volta das 11h30 com chá quente e biscoitos e, em seguida, começará a íngreme subida pelas encostas de Kibo sob o manto da escuridão. Seu primeiro ponto de controle é a Caverna Hans Meyer, onde você fará uma breve pausa. A subida se torna mais íngreme à medida que você se aproxima de Gilman’s Point (5.681 metros), que estará cerca de 5 a 6 horas após a partida do School Hut. Reserve um momento para apreciar o amanhecer que se aproxima e a vista incrível para o Pico Mawenzi, mas lembre-se de que você ainda tem 2 horas de caminhada para chegar ao Pico Uhuru, então vá fundo para recarregar as energias. A encosta se torna mais plana à medida que você segue para oeste ao redor da borda da cratera e você deve chegar ao cume ao nascer do sol ou logo após. Sua estadia aqui será breve, então tire o máximo de fotos possível das vistas incríveis e das geleiras ao redor. Em seguida, você retornará pela borda do rio Carter até Stella Point (5.739 metros), onde virará para o sul e descerá as encostas de Kibo com muitas pedras até o Acampamento Barafu (4.680 metros). A maioria dos trekkers faz uma breve pausa aqui antes de continuar descendo até o Acampamento Millennium (3.950 metros) para sua última noite na montanha. No total, você caminhará por 14 a 16 horas no oitavo dia, por isso é importante manter o ritmo, manter-se hidratado e manter os níveis de açúcar no sangue elevados. Observação: algumas operadoras de turismo retornam por Gilman’s Point para o Refúgio Horombo usando a Rota Marangu.

on-uhuru-peak-successful
Mweka Gate 1

Dia 9: Acampamento Millenium (3.950 m) – Portão Mweka (1.640 m)

O último dia consiste em uma curta caminhada pela densa floresta tropical de montanha, do Acampamento Millennium (3.950 metros) até o Portão Mweka (1.640 metros). No portão, você precisará se apresentar às autoridades, que também fornecerão seu certificado oficial – um certificado verde para quem chegou ao Ponto Gilman e um certificado dourado para quem chegou ao Pico Uhuru. É costume dar gorjetas aos seus guias e carregadores neste ponto antes de retornar ao Hotel Kindoroko em Moshi.

Os preços incluem:

  • Traslados do aeroporto (de/para o Aeroporto Internacional do Kilimanjaro)

  • Todas as taxas de parques e permissões para a montanha

  • Guias de montanha profissionais, carregadores e cozinheiro

  • Barracas e equipamentos de acampamento (exceto sacos de dormir, a menos que indicado)

  • Todas as refeições e água potável na montanha

  • Acomodação antes e depois da escalada (em Moshi ou Arusha)

  • Taxas de resgate (em casos de emergência)

  • Salários justos para a equipe (conforme os padrões KPAP)

Não incluído:

  • Voos internacionais

  • Taxas de visto para a Tanzânia

  • Gorjetas para guias, carregadores e cozinheiro (esperadas, mas não incluídas)

  • Equipamento pessoal de trekking (saco de dormir, roupas, botas)

  • Seguro de viagem (obrigatório para a maioria dos operadores)

  • Lanches, bebidas energéticas e bebidas engarrafadas

  • Noites extras de hotel (antes ou depois da trilha, se necessário)

  • Banheiro portátil (opcional em algumas rotas por custo adicional)

Reserve este passeio