9 dias de subida ao Kilimanjaro - Rota Lemosho
Dia 1: Portão Lemosho
Do hotel em Kindoroko, partimos em veículos até o ponto de partida da nossa escalada no Kilimanjaro, a trilha Lemosho. Lá, você encontra o restante da sua equipe e parte em ritmo tranquilo em direção à floresta afro-montana. O almoço é servido na trilha e o acampamento é alcançado no meio da tarde. Pernoite em acampamento na floresta (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 2: Portão Lemosho para o acampamento Shira One
Das encostas arborizadas de Lemosho, você sobe pela floresta de Podocarpus e Juniper e sai da floresta em direção à zona de charneca e ao Planalto de Shira. O almoço é servido na trilha e você chega ao acampamento no meio da tarde. Pernoite no Acampamento Shira 1 (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 3: Acampamento Shira Um para Acampamento Shira Dois
Após uma caminhada relativamente longa e um ganho significativo de altitude, hoje é um dia curto e você chegará ao acampamento Shira 2 a tempo para o almoço. Um bom dia para aclimatação, com a opção de uma caminhada à tarde com seus guias. Pernoite no acampamento Shira 2 (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 4: Acampamento Shira Two até o acampamento Lava Tower
A rota para a Torre de Lava leva você da zona de charnecas para a zona desértica alpina. Aqui, relativamente pouca flora e fauna consegue sobreviver às variações extremas de temperatura e às condições típicas desta zona. Meio dia com almoço no acampamento. À tarde, dependendo das condições climáticas, há a opção de subir ao topo da Torre de Lava, que fica próxima. Pernoite no Acampamento da Torre de Lava (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 5: Acampamento Karanga
Após 2 meios dias, você terá um dia relativamente longo até o acampamento Karanga. A escolha do acampamento Karanga é estratégica – um tempo considerável em altitude é essencial para uma aclimatação segura, e você chegará ao acampamento no final da tarde. O pôr do sol aqui é particularmente espetacular, com vistas dos vales glaciais do sul e dos campos de gelo que se elevam a 1.000 metros (mais de 3.000 pés) acima de você. Pernoite no acampamento Karanga (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 6: Acampamento Barafu
Hoje é mais meio dia de subida ao acampamento Barafu. Mais uma vez, o almoço será servido no acampamento, permitindo bastante tempo para relaxar antes da subida ao cume. O deserto alpino desolado e, às vezes, ventos fortes varrem este acampamento, mas, à noite, vistas esplêndidas do vulcão Mawenzi são a norma. Pernoite no acampamento Barafu (café da manhã, almoço e jantar)
Dia 7: Acampamento na Cratera
Ao contrário de outras rotas com subida noturna, a sua trilha escolhida oferece uma subida diurna até a cratera do Kibo. A subida é lenta, mas com o incentivo constante da sua equipe de escalada, chega-se à borda do Kibo antes de descer um pouco na caldeira até o acampamento da cratera. A tarde é relaxante e caminhadas curtas podem ser feitas com um dos seus guias. Pernoite no acampamento da cratera (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 8: Acampamento Mweka
Após uma noite na cratera, você terá a tentativa final de cume mais curta de qualquer rota. A curta distância da cratera até o cume (cerca de 1 hora) torna a chegada ao nascer do sol muito mais fácil e espetacular. O cume do Kilimanjaro é o topo da montanha independente mais alta do mundo. Após a tentativa de cume, você descerá para uma última noite na montanha no Acampamento Mweka, passando de volta pela zona de charneca. Proteas endêmicas, polinizadas por pássaros-sol-malaquita, são abundantes. Pernoite no Acampamento Mweka (café da manhã, almoço e jantar).
Dia 9: Partida
Após o café da manhã, você descerá novamente pela floresta de montanha e, por volta do meio-dia, após se despedir da sua equipe, será buscado no portão de Mweka e transferido de volta ao seu hotel para um merecido banho! Pernoite no hotel Kindoroko, na cidade de Moshi.
Os preços incluem:
Traslados do aeroporto (de/para o Aeroporto Internacional do Kilimanjaro)
Todas as taxas de parques e permissões para a montanha
Guias de montanha profissionais, carregadores e cozinheiro
Barracas e equipamentos de acampamento (exceto sacos de dormir, a menos que indicado)
Todas as refeições e água potável na montanha
Acomodação antes e depois da escalada (em Moshi ou Arusha)
Taxas de resgate (em casos de emergência)
Salários justos para a equipe (conforme os padrões KPAP)
Não incluído:
Voos internacionais
Taxas de visto para a Tanzânia
Gorjetas para guias, carregadores e cozinheiro (esperadas, mas não incluídas)
Equipamento pessoal de trekking (saco de dormir, roupas, botas)
Seguro de viagem (obrigatório para a maioria dos operadores)
Lanches, bebidas energéticas e bebidas engarrafadas
Noites extras de hotel (antes ou depois da trilha, se necessário)
Banheiro portátil (opcional em algumas rotas por custo adicional)