Skip to content

Safári com gorilas em Ruanda

Ruanda é um pequeno país sem litoral na África Equatorial, fazendo fronteira com o Congo a oeste, a Tanzânia a leste, a Uganda ao norte e Burundi ao sul. Sua capital é Kigali.

Ele é um dos três países da África onde pode-se encontrar gorilas-das-montanhas. Há 10 famílias habituadas desses animais em Ruanda, todas nas encostas das Montanhas Virunga. Rastrear gorilas é uma daquelas coisas que você precisa fazer pelo menos uma vez na vida. E muitas pessoas pensam o mesmo, dadas as centenas de viajantes que embarcam nessa aventura todos os anos.

Você pode planejar um passeio de observação de gorilas com algumas outras atividades para variar e aumentar a emoção. Acredite, não vai se arrepender de ter visto esses incríveis animais de perto.

Passeio Pela Cidade De Kigali – Um Passeio De Um Dia

No início da manhã, nosso guia turístico local o encontrará em seu hotel para passar informações e instruções sobre seu passeio por Ruanda. Então, você seguirá para a cidade de Kigali, a capital de Ruanda, nomeada em 1907 pelo Dr. Richard Kandt, o primeiro governador residente da época colonial. A cidade é cercada por colinas verdejantes. Lá, você poderá ver em primeira mão o desenvolvimento e a expansão da cidade após o genocídio.

Durante o passeio, também terá a oportunidade de visitar:

  • O Sítio Memorial do Genocídio de Gisozi: um centro comercial para ver e comprar artes e artesanatos regionais.
  • O Museu de Kigali: local onde poderá aprender a história da cidade e do país no período pré-colonial e colonial, bem como dos mestres desta época.
  • O Parque Juru: uma vista fantástica da cidade, das colinas ao redor e do campo. É um dos pontos mais altos de Kigali.

À noite, irá para o Crystal View Cocktail Lounge, no oitavo andar do Hotel Top Tower, onde poderá apreciar vistas panorâmicas de toda a cidade! Elas são tão impressionantes à noite quanto durante o dia.

Ao final do passeio, você saberá exatamente por que Ruanda é conhecida como “A Terra das Mil Colinas”.

Os Memoriais do Genocídio de Ruanda

Ruanda tem uma história trágica. Em 1994, houve um genocídio de 100 dias, período em que milhares de vidas foram ceifadas em uma brutal “limpeza étnica”. Isto despedaçou a pequena nação, mas ela conseguiu renascer das cinzas. Ninguém quer ver dias assim novamente, motivo pelo qual o slogan “nunca mais” pode ser visto em várias cidades.

Há vários memoriais espalhados pelo país, monumentos e lembranças daqueles dias sombrios e de suas vítimas.

Na maioria dos casos, memoriais não são atrações turísticas. Contudo, o que aconteceu em Ruanda é uma mensagem e um lembrete do que pode ocorrer com inocentes se o mundo ficar parado e decidir não intervir e ajudar.

Alguns dos locais que recebem visitantes são: o Memorial do Genocídio de Murambi, o Memorial do Genocídio da Igreja Nyamata, o Memorial do Genocídio de Gisenyi, o Memorial do Genocídio da Igreja Ntarama, e o Memorial do Genocídio de Bisesero.

Ruanda é, em geral, um lugar empolgante para se explorar. O local possui uma rica história e cultura, uma vida selvagem diversificada, é lar dos gorilas-das-montanhas e das famosas Montanhas Virunga, além de ter um povo muito amigável.

Parque Nacional dos Vulcões de Ruanda

Este provavelmente é o parque mais popular de Ruanda. Há muitas coisas para ver e aproveitar no local. Você pode fazer trilhas para observar gorilas, rastrear macacos-dourados, escalar vulcões, observar pássaros, caminhar pela natureza, explorar cavernas, visitar o Acampamento de Pesquisa de Diane Fossey e muito mais.

Parque Nacional de Akagera

Este é o único Parque Nacional de Vida Selvagem de Savana em Ruanda. Ele fica na fronteira com a Tanzânia. Todos esperam ter uma experiência única com a vida selvagem quando visitam a África, e Akagera proporciona exatamente isso.

O local é incrivelmente pitoresco. Nele, você tem a oportunidade de fazer passeios de safári diurnos e noturnos, safáris de barco, caminhadas na natureza, trilhas, pesca, observação de pássaros, visitas a vilas e ainda pode se hospedar em um dos dois alojamentos do parque.

O incrível Lago Kivu

O Lago Kivu, em Ruanda, é o lugar perfeito para relaxar e descontrair após um ou mais dias de safáris pelo país. Depois de escalar montanhas, fazer trilhas, observar gorilas, pedalar pela trilha Nilo-Congo, explorar a Floresta Nyungwe e todas as outras atividades que pode fazer em suas excursões, você precisará de um bom lugar para relaxar e recuperar suas energias. E as águas interiores de Ruanda não decepcionam! Enquanto a Quênia e a Tanzânia têm praias às margens do Oceano Índico, Ruanda tem o Lago Kivu. Ele oferece opções de nado e pesca, passeios de barco, prática de windsurf, veleiros, passeios de bicicleta, trilhas na natureza e visitas a lugares culturais ao longo ou perto do lago. Com tudo isso, você sequer sentirá falta do litoral.

Parque Nacional da Floresta de Nyungwe

Nyungwe é uma extensa floresta montanhosa com inúmeras maravilhas, o que a torna um lugar emocionante para explorar. O Parque Nacional da Floresta de Nyungwe oferece uma experiência incrível de arvorismo pela mata. Ele é um dos três únicos na África, fica a 50 metros do solo e chega até mesmo acima das copas das árvores. Além do arvorismo, você pode desfrutar de outras trilhas, observação de macacos, caminhadas na natureza e observação de pássaros (um dos melhores do continente). A Floresta de Nyungwe definitivamente precisa ser um item obrigatório no seu roteiro por Ruanda.