Skip to content

Sobre a Tanzânia

A Tanzânia está localizada ao sul da Linha do Equador e tem um clima tropical influenciado principalmente por sua altitude.

A principal estação chuvosa (chamada de masika em Kiswahili) ocorre em abril e maio, e normalmente há chuva forte (especialmente à tarde), sendo ela mais regular na costa do que no interior. O período mais seco ocorre de junho a outubro, com temperaturas mais amenas do que no resto do ano. O vento sul, conhecido como kusi, mantém as ilhas e a costa arejadas.

A longa estação seca é seguida por chuvas curtas (ou mvuli), geralmente de meados de novembro ao início de dezembro, período durante o qual a precipitação é mais escassa e mais esporádica do que durante o masika. Esta estação chuvosa mais curta é seguida por outra de seca, indo de dezembro ao final de março. Durante esse período, as temperaturas são mais altas do que de junho a outubro e há chuvas ocasionais.

Em geral, as Terras Altas do Norte têm temperaturas mais baixas e menos umidade do que as terras baixas costeiras e as ilhas. Considerando as mudanças climáticas que afetam todo o planeta e que o clima se tornou cada vez mais imprevisível em todas as latitudes, as melhores épocas para visitar o norte da Tanzânia são de dezembro a março e de junho a outubro.

De meados de janeiro a início de abril costuma ser a melhor época para visitar o Serengeti, pois é quando as grandes manadas migratórias de gnus e zebras se reúnem no setor centro-sul. A época mais chuvosa normalmente dura de meados de abril a meados de maio. As chuvas ocasionais entre meados de novembro e meados de dezembro não atrapalharão seu itinerário no norte.

Já para visitar o sul do país, a melhor época é de junho a dezembro. De junho a outubro, as temperaturas costumam ser mais baixas. De março a abril, é o período mais chuvoso.

Ao longo da costa e nas ilhas, as melhores épocas são: de dezembro a março, quando as temperaturas diurnas ultrapassam os 30°C e o mar está incrivelmente quente; e de julho a outubro, quando as temperaturas estão mais frescas e arejadas.

MOEDA

A moeda local é o xelim tanzaniano, cotado a: 1 euro = 2.450 xelins / 1 dólar = 2.150 xelins (junho de 2015).

Dólares e euros podem ser usados ​​para comprar xelins em bancos e casas de câmbio. Dólares são aceitos em todas as pousadas (muitas mostram seus preços em dólares americanos). O euro é frequentemente aceito, mas costuma ser trocado um pouco abaixo da taxa oficial, portanto, é interessante ter alguns xelins destinados a pequenas despesas.

Dólares americanos emitidos antes de 2001 não são aceitos para pagamento de visto e são difíceis de trocar, com a taxa menos favorável do que a aplicada às notas mais novas, então é melhor ter dólares emitidos após 2003.

Cartões de crédito podem ser usados em hotéis e pousadas internacionais, mas uma comissão é cobrada. Caixas eletrônicos podem ser encontrados nas principais cidades.

O QUE TRAZER

Leve principalmente roupas de verão, incluindo calças compridas e shorts de algodão, camisas e camisetas, um corta-vento leve e um moletom ou casaco para noites mais frias ou para usar em altitudes mais elevadas, de preferência em tons neutros de cáqui e bege.

Não se esqueça de levar roupas de banho (mesmo em safáris, já que muitos alojamentos têm piscinas), chapéu, protetor solar e óculos de sol. Se usar óculos de grau, é aconselhável levar um par extra.

Tênis e sandálias são adequados para passeios que não incluam trilhas intensas (trekking). Leve os medicamentos que costuma tomar, bem como um antibiótico de amplo espectro, um antiemético, um remédio para limpeza intestinal e uma pomada anti-histamínica.

Não é necessário levar muitas coisas ou uma muda de roupa para cada dia, pois a maioria dos alojamentos oferece serviço de lavanderia.

FOTOS E FILMAGENS

Não há restrições quanto à entrada ou ao uso de equipamentos fotográficos no país, mas certifique-se de levar cartões de memória, carregadores, pilhas e baterias extras. Também é uma boa ideia levar um saco plástico para proteger o equipamento contra poeira e umidade. Uma lente teleobjetiva (de pelo menos 200-300mm) e seus próprios binóculos são altamente recomendados.

Não se esqueça de que a maioria dos países africanos proíbe fotografar aeroportos, prédios governamentais, pontes, veículos e instalações militares, bem como militares uniformizados (alvos sensíveis). Também é melhor não fotografar pessoas sem pedir permissão.

VOOS

Abaixo, está uma lista das principais companhias aéreas que disponibilizam voos para a Tanzânia:

Ethiopian Airlines – atende Kilimanjaro, Dar es Salaam e Zanzibar via Adis Abeba.

KLM – atende Kilimanjaro, Dar es Salaam via Amsterdã e, com sua parceira Kenya Airways, também Zanzibar.

Turkish Airlines – atende Kilimanjaro e Dar es Salaam via Istambul.

Qatar Airways – atende Kilimanjaro, Dar es Salaam e Zanzibar via Doha.

Swiss – atende Dar es Salaam via Zurique.

Gulf Air – atende Dar es Salaam e Zanzibar via Mascate.

Emirates – atende Dar es Salaam via Dubai.

OBS: se pretende visitar os parques do norte, sugerimos voar para o Aeroporto do Kilimanjaro (código do aeroporto: JRO). Se o seu destino for os parques do sul, reserve um voo para Dar es Salaam (código do aeroporto: DAR). Se desejar combinar um safári nos parques do norte com uma estadia na praia, certifique-se de que seu voo de ida seja para o Kilimanjaro e o de volta saia de Zanzibar (código do aeroporto: ZNZ) ou de Dar es Salaam. Entre em contato conosco antes de comprar suas passagens e ajudaremos a decidir os melhores aeroportos de chegada e partida de acordo com seu itinerário.